segunda-feira, 20 de abril de 2009

Para Vovó

Com toda a minha empolgação inicial e minha pequena coleção de primeiros sucessos fui mostrar para a família. Principalmente pra minha vovó querida que está aqui vinda de Porto Alegre que eu só vejo a cada N anos..

Todo mundo se empolgou, mas ninguém disse que queria nada específico, só vovó que vovó e gosta de incentivar os netos amados e pediu pra eu fazer um pra ela. Fiquei meio com medo. Olha a responsabilidade! Aí fui no mais certo, da técnica que eu mais gostei que foi a da espiral com marca d'água. Só que sem a espiral.

Fiquei matutando nas cores. Vovó infelizmente não é do lado extra fashion da família, então não liga muito pra essas coisas de roupa. Então não soube me dizer que cores tinham no guarda-roupa dela. Aí fui eu imaginar... No final das contas, o cinza, que eu tinha certeza que entraria mais, acabou quase apagadinho e sobreposto pelo azul, mas ficou legal.

Também descobri esses dias como minimizar as marcas do bastidor, mas preciso esperar a próxima remessa para pedir ganchinhos ajustáveis. Por enquanto, vou fazer uma matemática com as tachinhas mesmo.

Vovó amou tanto que encomendou 4 lenços para levar para as minhas primas do sul. Pode falar, vó é tudo de bom!!!

Em notícias avulsas: Vi um lenço no site da Louis Vuitton que é a minha cara e que eu vou tentar replicar. Cheio de borboletas coloridas no fundo branco. Tudo de lindo! Mas vai dar um trabaaaaaaaaaaaaalho. Ainda não cheguei à conclusão de como vou inventar a técnica para fazer, mas tudo bem..

Notícias avulsas 2: Vi em Gossip Girl outro dia um chapéu de feltro com flor na lateral anos 20 com na Blair (óbvio) e fiquei me perguntando quão difícil seria fazer feltragem para fazer um similar. Não achei ainda a técnica para chapéu em lugar acessível, mas achei a Oli e me apaixonei por ela. É uma fofa! Espero que minha filha um dia seja habilidosa assim!

Voltando ao lenço....
Detalhe do efeito água no lenço já pronto, abaixo listra em marrom antílope, acima, listra em amarelo vivo.

Efeito final:

Material:
Lenço de Seda Pongée 5 (70x70)
Cores: Aconit, Gris, Pinus e Amarelo vivo+Antilope
Efeito: Água, Amarelo Vivo, Antílope
Pincel de esponja nº2
Pincel Mop nº24
Pincel Marta Tropical nº14

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Espatulando


Essa semana fui em busca da Casa Cruz no centro, para meu espanto ela não existe mais no mesmo lugar. Por muito acaso achei o novo local. Realmente é bem mais espaçoso e um verdadeiro paraíso para artistas de diversos gêneros.

Descobri que tem algumas marcas decentes bem baratas! Descobri que a Tigre (aquela dos tubos e conexões) tem também uma linha de material para pintura, com pincéis mil e acessórios legais de pintura. E melhor de tudo, a preços super acessíveis! Infelizmente tinta da Prince só vindo de SP mesmo... Mas considerando que a Aquarela Silk da Acrilex não chega a ser nenhum absurdo de caro, acho que vou pensar com carinho no futuro. No momento, não tive coragem de misturar tintas de fixação diferentes na mesma brincadeira.

Para minha felicidade achei uma espátula reta. E assim voltamos ao tópico.

Resolvi pintar uma técnica de bolinhas com espátula inaugurando
as espátulas que eu tinha comprado na última leva de pedido. Só que nenhuma das duas tinha lado reta, então cortei um dobrado para conseguir fazer as bolinhas.

A primeira, com a espátula dentada, ficou esquisitíssima, fora que não cobria a bola toda, comecei a me estressar...

Aí resolvir fazer com régua. Até que não foi uma má idéia, mas como minha régua é de metal com pontas finas eu estava vendo a hora de puxar fio. Felizmente não puxou, mas não quero ter que ficar contando com a sorte no futuro.

Definitivamente essa é uma daquelas técnicas que exige uma certa prática, senão borroca tudo!
Fora que acho que no fim das contas minha escolha de cores não foi das mais felizes.

E ainda brigo com o ponto do espessante...

Mas pelo menos posso dizer que não foi um fracasso, só não ficou tão bonito quanto eu gostaria. Assim, pelo menos vale a prática.

Em notícias mais felizes, vovó que está no Rio desde a Páscoa me encomendou mais 4 lenços depois que eu fiz o dela (próximo a ser postado) pra levar para as minhas primas. Eu amo vóvó. Essas horas é feliz e triste pq vó é muito bom e crescer sem vó, sem aquela pessoa que vai sempre querer te ajudar, te colocar pra frente e te incentivar no matter what, é ponto a menos na vida de um pessoa. Assim, sinto falta das minhas avós, da que mora longe e da que já partiu.

Por isso, pra mim, é tempo de vó e eu vou aproveitar ao máximo minha vovó querida e amada.

Material:
Lenço de Seda Pongée 5 (50x50)
Cores: Mousse, Carmim, Aconit, Gris
Guta: Dourado + Amarelo vivo + Antilope
Espessante
Régua
Espátula dentada
Pincel de Espuma nº 3
Aplicador de Guta (ponta grossa)

domingo, 12 de abril de 2009

Primeira inspiração

Finalmente me rendi a ver Brothers and Sisters. Vi as 3 temporadas tão rápido que meus olhos doem! Anyway..

Minha primeira inspiração veio do último episódio da primeira temporada. De um vestido azul de oncinha da Holly. Aquelazinha pode ser uma nojenta de vez em quando, mas eu bem queria o guarda-roupa dela! Não consegui uma foto, mas é relativamente parecido com a estampa ao lado, só que as bolotas eram maiores.

Na minha busca por uma imagem decente, sei que muitos vão torcer o nariz, achei essa foto da Miley. Gostem dela ou não, oq me importa é o efeito.



















Como eu "me inspirei", não tinha a menor idéia de como ía fazer a técnica. Ainda mais depois ods fracassos passados de tentar coisas estranhas e não darem certo, fiquem com medo. Mas sabe como é, na pior das hipóteses, eu aprendo como NÃO fazer.

Segundo a minha teoria, havia 2 maneiras de fazê-los. Ou eu me dava a desenhar com guta cada pinta, ou trabalhava com tinta+espessante para ela não escorrer e se misturar o mínimo.

Pintei as bolotas primeiro. Sem muita ordem, relativamente grandes de propósito e tentando deixá-las não tão pretas, pois achei que ficaria muito forte no fim.

Achei que seria possível pintar no pincel mop cada interior das bolinhas e depois o contorno. Desisti em menos de um quarto, tava manchando tudo o azul no azul! Toquei o f*da-se e pintei no pincel de espuma tudo azul por cima das bolotas e por cima do outro azul.


Mesmo encharcado não parecia muito ruim. Só as bolas que eu fiz questão que não ficassem tão pretas acabaram enfraquecendo. No geral, gostei bastante do resultado. Preciso só agora melhorar minha habilidade de pintar áreas amplas da mesma cor. Achava que era pra tinta espalhar mais, ou será que eu que tenho que encharcar (ainda) mais o pincel de esponja?

Bom, gostei do resultado. Na próxima, faço em outras tonalidades.
















Material:
Lenço de Seda Pongée 5 (50x50)
Cores: Indien e Noir
Espessante
Pincel Marta Tropical redondo 14
Pincel de Esponja nº 3

sábado, 11 de abril de 2009

Finalmente um certo!

Depois de tanta cabeçada na parede finalmente eu merecia algo que ficasse decente. E melhor, ficou bem mais que decente, ficou lindo! Eu amei.
Não digo que não temi no meio do caminho que fosse dar muito errado, mas acho que agora essa é minha técnica abstrata favorita. Fui fazer essa técnica da apostila de espiral na seda gaze. Mas como eu não sou lá muito fã de gaze, fiz na normalzinha mesmo, e claro, adaptei as cores.

Acima imagem da Prince na seda gaze, na apostila não é essa, mas a técnica é a mesma.


Fiz tão direito que me mudei em definitivo para a mesa da sala, aprendi a deixar de ser cabeça dura e usar a base de tintas e ainda mais, a usar os conta gotas para não derramar tinta escorrida pela casa inteira e por mim. Enorme avanço!!!

Também estou aprendendo a me desapegar do detalhismo metódico. A não me estressar quando tudo sai escorrendo para onde não devia, ou não escorre para onde devia! Fora que molhado é quase completamente diferente de quando seca, pelo menos em casos como esse.


Depois que seca, cozinha e lava, fica uma maravilha!

Estou finalmente feliz com o cozimento! Achei escondido na apostila a dica de cozimento e além do papel pardo, enrolava no laminado. Tipo, óbvio, ajuda a proteger da água e esquenta mais!


Hoje já saí com ele na minha bolsa! O efeito final fica ainda mais bonito que na foto. Eu amei! Amei! Amei!


Material:
Lenço de Seda Pongée 5 (50x50)
Pincel de Espuma (números 1 e 2)
Pincel Mop número 24
Pincel Marta Tropical Número 14
Cores Violine, Carmim, Pinus, Indien e Aconit
Água

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Inventando moda...


Como dizia minha avó, ando inventando moda. E não é necessariamente no bom sentido.

Bom, triste com minha primeira péssima experiência, 
mas decidida a conseguir fazer isso direito, lá fui eu.

Fiz meu pedido na Prince e mandei vir por Sedex. Esse negócio de esperar 
definitivamente não é comigo! Fiz o pedido da segunda revista, pois estava decidida a fazer a técnica da capa do listrado que parecia fantástica.

Lá fui eu pra papelaria comprar o resto das coisas. Descobri que precisava de fita crepe e pelo menos mais um pincel. Comprei um mop básico baratinho pra ajudar na tarefa.

Cabeça-dura que só, decidi que isso ficaria direito! Troquei o adesivo da borda do bastidor (descobri que mesmo encapando a tinta escorre para a madeira pelos buracos da tachinha, só que bem menos) e lá fui eu. Escolhi o maior dos lenços que eu tinha pedido 70x70cm que eu descobri ser a decisão errada quando estava no meio da brincadeira de ficar encrepando as listras medidas cautelosamente.

A aprender... se eu já achava que marcar parede com fita crepe já não dava muito certo, imagine seda onde qualquer coisa e tudo tem 100% de chances de escorrer para onde não devia!

Mas sabe como é, há de se ter fé...

E lá fui eu e minha fé que aquilo ía dar certo. Até agora estou tentando descobrir qual o ponto correto do espessante. Descobri que esse negócio de "ponto de mel" é muito relativo e que fica um grude, super escuro e não espalha nada. Ah claro, espalhar não espalha, mas escorrer pra baixo da fita crepe.....

Se eu disser que tudo borrocou vou estar me
ntindo, mas que não é nada alegre saber que não tem como consertar (como se faz com a parede) pintando por cima, é agoniante! Fora que em teoria dava pra fazer ficar num degrdê mesclado com uma cor entrando pela outra delicamente... Quem disse?

Também foi nesse que eu descobri que guta velha não cola depois de cozida... Aparentemente o grafitado era a única coisa que tinha ficado semi-decente e está indo em bora em pequenos filetes plásticos...

Outra burrice colossal foi inventar de fazer o negócio do sal. Essa coisa de misturar muitas técnicas não rola.. Eu li e vi uns vídeos sobre técnicas de manchado com sal que pareciam uma graça, mas que definitivamente não servem para esse trabalho. Foi um deus nos acuda. E o sal é que nem a água, depois que coloca, já era a marca! Só refazendo e rezando para sair certo. Larguei o sal lá, já tava ferrada mesmo....


Como tudo na vida é a experiência, engoli mais essa, mas sabe como é, não dá pra desistir quando se está aprendendo!

Dessa vez aprendi que a mesa é minha melhor amiga e que devo pintar sobre ela, bem encapada, grudada e protegida o melhor possível.

Aprendi (a duras penas) que qualquer trabalho com as tintas deve ser feito em cima da mesa, com a devita proteção plástica por baixo para não ficar de novo com o corpo quase todo pintado quando virar vidros mal fechados de lado e derramar um monte de tinta (de novo) no chão (e no corpo todo).

Em termos de textura ficou melhor que o outro, mas ainda está esquisito. Começo a achar que papel craft pardo não substitui papel pardo comum. Vou comprar pardo essa semana antes de cozinhar os outros para ver se é esse mesmo o problema. Taí o resultado semi-catastófico. Pelo menos achei a experiência melhor que antes.

Continuo aprendendo.

Material:
- Lenço de seda Pongée 8 (70x70cm)
- Fita crepe
- Régua
- Caneta invisível para tecido
- Cores: Lotus, Indien e Violine (linha escura); Carmim+Vermelho vivo+Salmon, Amarelo vivo e Mousse+Pinus (linha clara)
- Gutas: Ouro rico, Ouro e Vermelho
- Sal (fino iodado)

Tem que começar por algum lugar...

Começando com o pé esquerdo, mas prometo que melhora.

Sabe como é a vida de artista, dá volta, dá volta e sempre volta. Não adianta fugir!

Assim fui parar na Drica (AM Atelier) para buscar as nossas coisas de pintura. Com todo respeito às agulhas, mas o tricô não
 tava indo a lugar nenhum. E como disse a Vi (A Casa da Madame), você precisa achar algo te mova.

Para minha tristeza cheguei na Dri pra descobrir que todas nossas tintas estavam fora da validade, desde 2007!!!! Também queria o que? Nem lembro mais quando foi direito que a gente fez o workshop... Mas como disse ela, tava tudo em bom estado, então valia a pena pelo menos tentar. Também me deu a seda gaze que ela tinha, pra ver se eu me inspirava.

Cheguei em casa com a corda toda, tinha que fazer algo. Separei tudo, coloquei a se
da no bastidor e invetei que queria fazer um efeito onça no degradê do laranja ao marrom. Peguei os pincéis-bucha largos, água, cores moutarde e antilope e lá fui eu.

Erro número 1: deixei o bastidor no chão, achei que como era muito grande, só no chão cabia mesmo.

Erro número 2: Coloquei uns sacos plásticos por baixo para tentar proteger o chão da tinta, mas não grudei. Resultado - assim que eu molhei a seda pra fazer o degradê ela grudou no plástico e não tinha santo que mantivesse o saco no chão e não na seda. Óbvio, resolvi tirar o plástico do chão.

Como enxarquei demais a seda e depois passei uma demão forte de tinta, ela começou a escorrer pelo bastidor até o chão (que a essa altura já estava sem plástico há muito tempo
).

Erro número 3: No desespero e sem espaço, levantei o bastidor na posição vertical, que fez com que, sem eu percebesse, uma vez que estava desesperada tentando limpar o outro lado, todo o degradê que tinha feito escorresse em direção ao chão fazendo com que o marrom se espalhasse para praticamente todo o tecido.

Descobri na limpação que a tinta que é solúvel em água não gruda no chão e pode ser facilmente removida. (Graças aos céus!)

No segundo desespero tentei repintar a parte laranja, mas a essa altura já estava tudo esquisito. Consegui alaranjar um pedaço, mas ainda assim, a maior parte ficou marrom escuro.

Fui fazer a parte do efeito, misturei o espessante com a tinta pret
a e separei uma escovinha para fazer as borrifadas.

Erro número... (perdi a conta): o tecido nessa brincadeira já estava secando e com isso a tinta espalha demais, fazendo com que cada bolinha virasse um borrocão, fora que a área seca, marrom escura nem se importou com o efeito. Parecia preto no preto, borrocado, extra transparente, que óbvio, fazia mais efeito no meu chão bege que no tecido!

Nisso tive a "brilhante" idéia de fazer um efeito ao contrário (tipo fazer luzes invertidas no cabelo), achei que se eu colocasse o laranja no marrom, ele apareceria. Doce ilusão...... De novo, o único lugar que eu via efeito mesmo era no meu chão.

Desisti, resolvi que faria efeito de qualquer jeito. Peguei as gutas dourada e marrom para circular os borrocados, imaginando que assim chamaria atenção para o "efeito". A lembrar: never again!

Nota mental: Só usar guta colorida (fora prata, ouro e branca) se for a que você fez com espessante. Se novas elas já ficavam com um efeito de plástico estra
nho, imagine velhas!

Aí foi que eu desisti mesmo. Deixei secar uma semana e cozinhei. Preciso arranjar um vaso com furo embaixo pra colocar na panela, senão faz bolhas enormes e molha tudo! Não sei nem como a tinta resistiu e ficou lá!

Lavei, sequei e vi a desgraça do resultado.

Desastre total! Além de muito escuro e transparente, com a guta horrorosa, a textura ficou parecendo uma palha.

Fora as horas de maria lavadeira debruçada sobre o chão com balde e esponja pra tirar todo aquele preto do chão. Tem tinta laranja na parede até agora! Bem feito!

Super lição número 1: a pressa é inimiga da perfeição.

Lição número 2: Não subestimar a seda gaze. Descobri estudando posteriormente na internet que gaze, principalmente por ser transparente é melhor com desenhos largos e cores claras, ainda que fortes.

Depois dessa, passei horas no YouTube (Silk Painting com Yang Hai Ying) que ainda vai me inspirar muito, tenho certeza. E também, fiz encomenda na Prince com tintas novas, lenços e otras cositas más...

O que me leva ao próximo post...