sexta-feira, 15 de maio de 2009

Descansos e Chocolates

Esse post é dedicado à minha talentosa amiga Claudia Manes por dois motivos:

Primeiro para mostrar a coisa mais linda que ela me deu e que é muuuuito a minha cara além de que eu estava procurando e precisando há séculos. São descansos feitos com técnica de découpage, não são lindos? Eu amei de paixão!

Outra é que como ela sempre faz cada mês com um tema, eu pedi permissão pra me juntar aos temas dela e me inspirar nos lenços para ver se a gente faz uma parceria legal. E mês que vem é chocolate!

Tive 3 idéias que só de pensar estão me dando água na boca! São dois para fazer desenhando na guta e um conceitual pintado com aquarela.

1- Barra de chocolate:

2- Caixa de chocolates:

3- Trufa de cereja:
Esse seria na técnica do copo onde os miolos seriam as cerejas, o redemoinho a calda da cereja e o fundo de chocolate.


Aceito votos para a melhor idéia.

Falando em parcerias e expansões, precisava saber da Claudia Freitas como faz pra entrar naqueles bazares legais, pq eu fiquei de passar pra Claudia Manes (ai céus, é muita claudia na minha vida!).

sábado, 9 de maio de 2009

Bolinhas de Sabão

Depois que a Dri me acordou outro dia cedo pra ver Mais você eu passei boa parte do dia no site deles pesquisando outras técnicas e estava quase decidida a fazer o último lenço dessa leva de chita mesmo quando eu encontrei o vídeo das bolinhas de sabão!

Pára tudo! Tinha que fazer! Esse negócio de brincadeira no espírito criança lambança não tinha como sar mais atraente à minha pessoa. Então decidi! Escolhi uma cor neutra, que dá com tudo pq como esse lenço é do grande dá pra amarrar no percoço (ainda mais agora que o inverno está chegando!).

Abrindo um parênteses básico, achei uma cartilha muito legal da marca francesa de lenços Hermès que mostra várias formas de usar os lenços! Muito legal! Parte 1 e Parte 2 imperdíveis! Tudo serve para se inspirar! Não é porque nós não temos lenços franceses chiquetosos que não dá pra fazer bonito!

Voltando....


Então, depois de tudo decidido e tudo preparado (isso inclui esperar o bendito do espessante secar) lá fui eu brincar de bolhinhas! Que coisa mais fofa e mais desesperadora! O negócio faz uma lançança danada se você não tomar cuidado. Eu felizmente detectei alguns dos possíveis problemas no caminho e consegui minimizar os danos, mas não consegui escapar de pintar o gato nem a ponta do meu nariz!


No fim das contas, ficou bem básico mesmo e já o estreiei indo à faculdade na quarta.

Quem quiser vir fazer caquinha aqui comigo tá convidado! =P


Apenas uma última observação, por causa do espessante que eu tive que cobrir o pano todo ele ficou com uma textura de papel manteiga e só saiu na lavagem que também levou bem mais tempo e cuidado pra tirar tanto o espessante todo como todo o sabão preso nele.

Material:
Lenço de Seda Pongée 5 (90x90)
Cores: Aconit e Indien
Espessante
Pincel de Esponja número 2
Detergente
Copos (um para cada cor)
Canudos (um para cada cor)
Espátula de pintura reta ou colher

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Linhas no secador

Já que estou no ritmo das atualizações vamos até o fim.

Fiquei meio triste no fim das contas porque não consegui fazer os 5 lenços das primas, so consegui fazer 4. O quinto deu MUITO errado e eu me estressei demais, mas, como sempre continuo aprendendo.

Lição da semana: Se tiver que passar cores umas por cima das outras, comece das mais claras para as mais escuras e não o contrário. Mesmo com espessante a cor escura se sobrepõe.

Passada a tensão da entrega, vovó voltou pra terra dela e eu voltei aos meus testes. Fiz um pequeno do tie-dye do copo pra mim e resolvi testar a técnica do que eu quero fazer pra Ana Paula. Ana pediu algo que tivesse verde (de preferência meio musgo) e que tivesse um roxo/lilás.

Meu roxo é mais pra vinho, mas descobri outro dia que se eu colocar um azul no roxo e no rosa ele fica arroxeado. E lá fui eu.

Pintei o degragé em 4 listras em dois tons com um mais claro e um mais escuro de cada tom.

Como estava muito avermelhado fiz uma guaribada com o azul pra ficarem mais roxas. O ruim é que acho que encharquei demais o pano, o que acabou fazendo aqueles quadrados mais escuros no final (que pra maioria das pessoas é imperceptível, mas eu sei e sai nas fotos).


E lá fui eu com o secador de cabelo! Preciso de um secador menor, o meu é muito trambolhão e dói demais o braço de ficar segurando direto.

Também aprendi que preciso secar no sentido que comecei a pintar, pra não ter tinta mais seca no final e ter que fazer o remendo com água que eu fiz e não gostei do efeito.


São coisas que parecem obvias e ridículas, mas que quando você está com a mão na massa você acha que tanto faz e infelizmente fazem diferença!

No fim das contas, até que gostei muito, mas a paranóia é dose! Fico olhando as imperfeições!

Material:
Lenço de Seda Pongée 5 (50x50)
Cores: Olive, Emeraude, Fuchsia, Violine e Aconit
(Vários) Pincéis de esponja nº2 e nº3
Secador de Cabelo

Borboletas em Guta com Poá

Quem me conhece sabe que uma das minhas fixações na vida é com borboletas (tenho até uma tatuagem de borboleta) então vi um trabalho com borboletas em um desfile desses de SPFW que eu não lembro mais e fiquei na dúvida se dava pra fazer. Resolvi desenhar uma parecida e fazer do meu jeito.

Fiz o molde do desenho no papel, reforcei com pilot pra poder ver melhor através da seda.

Misturei o espessante com a cor antílope e coloquei no aplicador com o bico normal mesmo. E lá fui eu. Pro meu gosto, ficou meio infantil, porque eu não tenho mão firme e os tremiliques acabam com a minha personalidade perfeccionista. Mas tudo bem.

Ía fazer duas que viraram 3, que viraram 4 borboletas. Pintei direitinho e esperei secar.

Quando eu passei o rosa, achei que tava faltando alguma coisa e inventei de incher o pano com poás. Tive que fazer em 4 etapas porque fiz da direita pra esquerda e não podia apoiar nas bolinhas molhadas.

Apesar do estresse, ficou mais a minha cara impossível! Pena que esse eu não tenho amostra minha, porque por enquanto ele é filho único e foi pra prima.

Material:
Lenço de Seda Pongée 5 (70x70)
Cores: Antílope, Carmim e Rose
Espessante
Aplicador de Guta
Pincel Mop nº22
Pincel de Espuma nº2
Lápis, Pilot e Papel para desenhar

Tie-Dye de Copo

Dri me acordou hoje cedo porque tinha uma técnica de chita na seda no Mais Você. Só peguei o final, mas já tá no site. Estou considerando fazer meu último lenço dessa leva de pedidos em chita, mas vou ver se faço algo menos chamativo (se é que é possível fazer uma chita menos chamativa) pra ver se se encaixa melhor com o nosso iminente inverno. Torçam por mim.

As duas últimas semanas foram conturbadas com o pedido da vó e tudo mais. Para melhor entendimento dos acontecimentos decidi dividir os posts por técnicas.

Acabei fazendo 3 lenços na técnica do copo, que eu gosto de chamar de Tie-Dye de Copo.

Acho assim porque acho mais interessante um tie-dye colorido do que no branco manchado. Me inspirei porque a Claudinha me twittou uma técnica de tie-dye na seda com vinagre, mas eu particularmente acho o vinagre muito abrasivo pra colocar em algo tão delicado como a seda.

Assim, quando vi essa técnica me lembrei direto da história do vinagre e quis tentar como alternativa.

Entrou direto pro hall das técnicas que amo, fáceis, rápidas e lindas.

A vantagem e a desvantagem residem no mesmo fato, são peças surpreendentes e únicas, ou seja, elas são quase impossíveis de prever o resultado exato final e também não dá pra copiar praquela sua amiga que amou de paixão. Tipo, dá pra ficar parecido, mas igual, impossível!

Também tentei com copos de alturas diferentes. Descobri que gosto mais dos copos altos porque as espirais ficam mais largas, mas acho que isso é detalhe da percepção e gosto de cada um.


Uma das coisas interessantes dessa técnica é que não precisa esticar no bastidor (que tem sido uma das minhas brigas atuais em deixar o tecido sem marcas extras).

Outra coisa muito importante é que é preciso deixar ele secar naturalmente e só tirar do arranjo dos copos depois que estiver completamente seco. Como eu pinto de noite, normalmente isso é no dia seguinte senão ele mancha de um jeito que não é o que você quer. Fora que, ele molhado fica assim:


Mas quando seca! Completamente diferente! As cores se remisturam e se transformam!

Esse foi o primeiro.

Para as minhas primas minha avó pediu que fossem de 70x70. Por isso neles eu usei 6 copos, mas no meu de 50x50 eu usei apenas 4.

Metarial (o material é o mesmo para todos, só mudam as cores):
Lenço de Seda Pongée 5 (70x70)
Cores: Vert Nacré, Fuchsia, Polen, Indien e Emeraude
04 Conta-Gotas
Pincel Marta Tropical chato nº 24

O Rosa foi feito no mesmo estilo, mas com os copos altos e com a ajuda do Cello que estava aqui em casa. Ele estava meio relutante, mas acho que no final ele se divertiu. Dá uma sensação de infância com aulas de artes (pelo menos pra quem gosta de trabalhos manuais).

Cores: Rose, Fuchsia, Violine e Carmim

O azul eu tive um problema pq na correria eu cozinhei ele numa panela menor que a que eu normalmente uso e ele acabou molhando, então a tinta se espalhou e fez seu próprio padrão. Minha avó achou divertidíssimo e eu só fiquei aliviada, pq como a técnica era de "manchado" mesmo, o padrão em si não era pra ser bem definido.

Cores: Polen, Lagoon, Aconit e Lotus

Para o meu, eu voltei à minha combinação favorita de rosas, roxos e verdes.

Cores: Rose, Fuchsia, Vert Nacré, Emeraude e Aconit