quarta-feira, 17 de junho de 2009

Superando traumas

Aprendendo e superando traumas.

Ainda na lista de lenços que já tinham que ter sido entregue, mas que não foram feitos nesse intuito, fiz esse que a téncnica é para fazer um negócio meio pele de onça, mas que como eu mudei as cores não tem cara de onça (dã).

Acho que tinha ficado com o trauma do primeiro lenço que deu errado que eu estava procrastinando para repetí-lo. Mas agora pelo menos o trauma foi superado, resultado feliz.

Amei tanto tanto o resultado que fiz dois, correndo um atrás do outro. Achei a cara da Maria Elena e eu queria um pra mim. Aí não deu outra, re-arrumei o bastidor e comecei tudo de novo.

Em teoria era pra ficar mais com cara de pingos, mas eles se espalham e fazem um efeito de gota espalhada (provavelmente culpa do secador). Mas é muito rápido o processo, frenético até (principalmente pq eu só tenho um spray) e ainda saio correndo pra secar o mais rápido possível antes que os pingos virem gotas que virem borrões que virem manchas e por aí vai...


Fora a parede.... É absolutamente impossível fazer isso sem sujar alguma coisa! E olha que eu botei papel até no chão!


Pra variar as fotos não fazem jus ao resultado, eu amei de paixão e quando saio com o meu na rua já andei causando sensação. Até meus amigos homossexuais fizeram elogio e como eles têm um bom gosto impecável eu estou mais do que mega feliz, über feliz! =P

Material:
Lenço de Seda Pongée 5 (90x90)
Cores: Citron, Tamarine, Zinnia, Rouge

domingo, 14 de junho de 2009

Deu zebra

Seguindo a lista de pessoas para as quais eu já devia ter feito um lenço, esse foi a escolha para o da Dri.

Eu sabia que tinha que ser algo animal. Com essa onda de bicho que anda rolando então é bicho pra todo lado. Eu estava na dúvida de qual e como já tinha feito o leopardo azul para a Claudia, não queria que fosse o mesmo. Fiquei entre a onça e a zebra. Eu estava ainda meio traumatizada com aquele primeiro lenço que eu tentei fazer de onça e deu tudo errado, então resolvi fazer a zebra mesmo.

O ruim de padrões dezenhaos é a guta. Eu juro, eu ainda não me dou bem com aquilo! Fiz ainda a besteira de não colocar água no espessante e usar o bico mais fino. Desastre! Fiz tanta força que consegui um calo no nervo do meu dedão que tive que faltar a prova e tudo na faculdade pq não conseguia segurar nada com a mão direita, com o dedo formigando e dando choque. Ainda passei no hospital pra ver se estava tudo em ordem mesmo.

Quase uma semana depois finalmente está melhorando, mas eu ando meio ambidestra esses dias tentando evitar dores indesejadas. Cansei de levar choque!

Bom, passo um foi desenhar no pano com a caneta invisível. Fiz no olhômetro mesmo.


Depois cobrir o desenho com a guta e deixar secar.


Para pintar, muita reza para nada vazar. Acho que eu devia ter rezado mais!


E, claro, depois do inevitável, cozinhar, lavar, passar, embrulhar e entregar.


Apesar dos traumas, não acho que tenha ficado muito ruim. Mas no futuro devo fazer linhas mais finas.

Material:
Lenço de Seda Pongée 5 (90x90)
Espessante
Cor: Noir
Aplicador de Guta
Pincel Mope 24

Desistir, jamás!

Tem dias em que você acha que acordou inspirada, mas na verdade só se meteu em furada! É desgastante, cada lenço que preparo pra pintar eu faço com carinho e se não com a certeza, com certeza com a esperança de que vai sair alguma coisa da qual me orgulhar.

Tem dias que eu brigo com os lenços, que eu quero que eles saiam de um jeito, mas eles teimam em ficar diferentes. Não foi diferente com esse.

Semi-metódica como sou, vou à loucura tentando decifrar a mente das amigas quando elas dizem que querem um lenço, e ponto. Eu me pergunto, "como assim?". Me dê um padrão, me dê uma cor, me diga qualquer coisa que norteie a pintura. E como boas amigas que são elas dizem "ah, pensa aí que vai ficar ótimo". Eu me descabelo!

Foi assim com esse, saiu de uma inspiração e deu completamente errado e acabou indo pra outra pessoa. Coisas da vida...

Minha idéia era fazer algo simples, com cores básicas que dessem com tudo. Escolhi a técnica das bolhas de sabão, pq foi a que eu fiz o meu lenço mais básico.

1- Primeiro desentendimento: cinza + roxo
Escolhi o cinza porque Ana me disse que queria algo cinzentado, pra usar com preto ou algo assim. Até aí estava indo tudo bem. Como, pra variar eu fico nervosa sem um detalhe extra eu resolvi fazer a borda em uma cor prima. Escolhi que seria um lilás, mas quando eu coloquei ficou um roxo super escuro e esquisito com o cinza. Me desesperei.

2- Declarada guerra: cinza + roxo + rosa choque
Eu tenho essa fixação por cinza com rosa (que talvez fosse o que eu tinha que ter feito em primeiro lugar) então resolvi ver se colocando o rosa com o roxo ficava menos ruim. Isso tudo com bolhas. Que nada! Quanto mais eu botava, pior ficava. Fiquei desolada. Olhava pro pano estendido no bastidor sem saber o que fazer, pensando se talvez ele não se resolvesse sozinho e ficasse lindo no final. Mas infelizmente não é assim que funciona.

3- Tentativa de revanche: cinza + roxo + rosa choque + rosa bebê
Que alternativa eu tinha? Além de continuar colocando bolhas por cima de bolhas! Coloquei o rosa bebê no cinza. Descobri que sozinho o rosa bebê em bolhas é foférrimo, mas óbviamente nesse samba do lenço doido, as coisas não estavam bem.

4- Golpe de misericórdia: cobre tudo de rosa choque!
Desisti das bolhas. Se continuasse colocando mais bolhas ainda eu ía perder a padronagem e ía continuar esquisito em cima de esquisito! Tive que pintar por cima de tudo. Sabia que seria uma experiência e tanto, pq como ele é todo coberto de espessante, a tinta não se mistura, não se espalha, não vai a lugar nenhum. E ela não foi mesmo. Cada linha da passada da tinta está lá, cada repassada mais forte também.

Mesmo assim, o alívio. Chega! Acabou. A briga foi dura e, fosse como fosse, agora ía ficar assim. Não tive coragem de tirar foto do passo-a-passo, estava vergonhoso!

No fim, ficou manchado, mas o efeito ficou legal. Zinnia (o rosa choque) é minha nova melhor amiga e valeu o aprendizado.














Não pude nem estreiar, Yli passou aqui em casa, gostou e ganhou de presente de aniversário adiantado. Não claro, sem pagar o mico de tirar a fotinho. hehehe

Material:
Lenço de Seda Pongée 5 (70x70)
Cores: Gris, Orchidée, Zinnia e Rose
Espessante
Pincel de esponja nº2
Detergente

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Atualizando

Novidades de todos os tipos.

Passei umas semanas sem atualizações porque realmente não estava produzindo nada. Por mais que eu gostaria de fazer um lenço a cada dia eu preciso respeitar as outras atividades da minha vida e, é claro, em tempos de crise, o meu orçamento também! (haja vírgula!)

Sobre encomendas

Apesar de achar que isso não aconteceria tão cedo (até pq eu tô devendo lenços para um monte de gente) comecei a aceitar encomendas.

Tenho que agradecer demais à Ana Paula. Não só ela deu a deixa da inspiração do lenço de listras no secador (um dos meus preferidos e preferido de muita gente), como ela não deixou nem eu fazer outro pra ela. Levei pra mostrar e fiquei sem. hehe Mas fiquei muito feliz também.

Logo depois dela veio a Marcela, que me pediu um "igual" ao da Ana Paula. Espero que tenha ficado feliz com o resultado. Ela é uma fofa e só a empolgação dela me deixou muito feliz. Beijo pra família e as amigas dela que andaram por aqui também.

(devia ter tirado a foto com flash...)

Também teve o presente da Claudia Manes. Eu fiz o leopardo em azul que eu sabia que era o favorito dela pra dar de presente de aniversário. Só que em tamanho 70x70. Ficou ótimo. Fora que eu tive ajuda da Corinna (minha guest do Coushsurfing) pra fazer as bolinhas. Dizem que é interessante apresentar um pouco da sua cultura e dos seus hábitos. Faz parte da troca de aprendizado que você contribui para um mundo mais interessante.


Thanks também pra Yli que mandou o blog para as meninas da Michelin (Rose amei o e-mail)
(Graças também à Prof. Eliane que me avisou que não conseguia achar link de contato)

Amanhã conto da briga com o lenço de bolinhas que tive essa semana. Verdadeira guerra em vários atos. Mas preciso tirar foto do resultado final para postar direito.

Por último, obrigada pelas outras pessoas que passaram aqui. Mesmo sem saber quem e quando, vocês fazem o meu dia.