segunda-feira, 4 de maio de 2009

Tie-Dye de Copo

Dri me acordou hoje cedo porque tinha uma técnica de chita na seda no Mais Você. Só peguei o final, mas já tá no site. Estou considerando fazer meu último lenço dessa leva de pedidos em chita, mas vou ver se faço algo menos chamativo (se é que é possível fazer uma chita menos chamativa) pra ver se se encaixa melhor com o nosso iminente inverno. Torçam por mim.

As duas últimas semanas foram conturbadas com o pedido da vó e tudo mais. Para melhor entendimento dos acontecimentos decidi dividir os posts por técnicas.

Acabei fazendo 3 lenços na técnica do copo, que eu gosto de chamar de Tie-Dye de Copo.

Acho assim porque acho mais interessante um tie-dye colorido do que no branco manchado. Me inspirei porque a Claudinha me twittou uma técnica de tie-dye na seda com vinagre, mas eu particularmente acho o vinagre muito abrasivo pra colocar em algo tão delicado como a seda.

Assim, quando vi essa técnica me lembrei direto da história do vinagre e quis tentar como alternativa.

Entrou direto pro hall das técnicas que amo, fáceis, rápidas e lindas.

A vantagem e a desvantagem residem no mesmo fato, são peças surpreendentes e únicas, ou seja, elas são quase impossíveis de prever o resultado exato final e também não dá pra copiar praquela sua amiga que amou de paixão. Tipo, dá pra ficar parecido, mas igual, impossível!

Também tentei com copos de alturas diferentes. Descobri que gosto mais dos copos altos porque as espirais ficam mais largas, mas acho que isso é detalhe da percepção e gosto de cada um.


Uma das coisas interessantes dessa técnica é que não precisa esticar no bastidor (que tem sido uma das minhas brigas atuais em deixar o tecido sem marcas extras).

Outra coisa muito importante é que é preciso deixar ele secar naturalmente e só tirar do arranjo dos copos depois que estiver completamente seco. Como eu pinto de noite, normalmente isso é no dia seguinte senão ele mancha de um jeito que não é o que você quer. Fora que, ele molhado fica assim:


Mas quando seca! Completamente diferente! As cores se remisturam e se transformam!

Esse foi o primeiro.

Para as minhas primas minha avó pediu que fossem de 70x70. Por isso neles eu usei 6 copos, mas no meu de 50x50 eu usei apenas 4.

Metarial (o material é o mesmo para todos, só mudam as cores):
Lenço de Seda Pongée 5 (70x70)
Cores: Vert Nacré, Fuchsia, Polen, Indien e Emeraude
04 Conta-Gotas
Pincel Marta Tropical chato nº 24

O Rosa foi feito no mesmo estilo, mas com os copos altos e com a ajuda do Cello que estava aqui em casa. Ele estava meio relutante, mas acho que no final ele se divertiu. Dá uma sensação de infância com aulas de artes (pelo menos pra quem gosta de trabalhos manuais).

Cores: Rose, Fuchsia, Violine e Carmim

O azul eu tive um problema pq na correria eu cozinhei ele numa panela menor que a que eu normalmente uso e ele acabou molhando, então a tinta se espalhou e fez seu próprio padrão. Minha avó achou divertidíssimo e eu só fiquei aliviada, pq como a técnica era de "manchado" mesmo, o padrão em si não era pra ser bem definido.

Cores: Polen, Lagoon, Aconit e Lotus

Para o meu, eu voltei à minha combinação favorita de rosas, roxos e verdes.

Cores: Rose, Fuchsia, Vert Nacré, Emeraude e Aconit

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você está fazendo uma ENCOMENDA, não se esqueça de deixar seu e-mail para que eu possa te achar.