quarta-feira, 8 de abril de 2009

Tem que começar por algum lugar...

Começando com o pé esquerdo, mas prometo que melhora.

Sabe como é a vida de artista, dá volta, dá volta e sempre volta. Não adianta fugir!

Assim fui parar na Drica (AM Atelier) para buscar as nossas coisas de pintura. Com todo respeito às agulhas, mas o tricô não
 tava indo a lugar nenhum. E como disse a Vi (A Casa da Madame), você precisa achar algo te mova.

Para minha tristeza cheguei na Dri pra descobrir que todas nossas tintas estavam fora da validade, desde 2007!!!! Também queria o que? Nem lembro mais quando foi direito que a gente fez o workshop... Mas como disse ela, tava tudo em bom estado, então valia a pena pelo menos tentar. Também me deu a seda gaze que ela tinha, pra ver se eu me inspirava.

Cheguei em casa com a corda toda, tinha que fazer algo. Separei tudo, coloquei a se
da no bastidor e invetei que queria fazer um efeito onça no degradê do laranja ao marrom. Peguei os pincéis-bucha largos, água, cores moutarde e antilope e lá fui eu.

Erro número 1: deixei o bastidor no chão, achei que como era muito grande, só no chão cabia mesmo.

Erro número 2: Coloquei uns sacos plásticos por baixo para tentar proteger o chão da tinta, mas não grudei. Resultado - assim que eu molhei a seda pra fazer o degradê ela grudou no plástico e não tinha santo que mantivesse o saco no chão e não na seda. Óbvio, resolvi tirar o plástico do chão.

Como enxarquei demais a seda e depois passei uma demão forte de tinta, ela começou a escorrer pelo bastidor até o chão (que a essa altura já estava sem plástico há muito tempo
).

Erro número 3: No desespero e sem espaço, levantei o bastidor na posição vertical, que fez com que, sem eu percebesse, uma vez que estava desesperada tentando limpar o outro lado, todo o degradê que tinha feito escorresse em direção ao chão fazendo com que o marrom se espalhasse para praticamente todo o tecido.

Descobri na limpação que a tinta que é solúvel em água não gruda no chão e pode ser facilmente removida. (Graças aos céus!)

No segundo desespero tentei repintar a parte laranja, mas a essa altura já estava tudo esquisito. Consegui alaranjar um pedaço, mas ainda assim, a maior parte ficou marrom escuro.

Fui fazer a parte do efeito, misturei o espessante com a tinta pret
a e separei uma escovinha para fazer as borrifadas.

Erro número... (perdi a conta): o tecido nessa brincadeira já estava secando e com isso a tinta espalha demais, fazendo com que cada bolinha virasse um borrocão, fora que a área seca, marrom escura nem se importou com o efeito. Parecia preto no preto, borrocado, extra transparente, que óbvio, fazia mais efeito no meu chão bege que no tecido!

Nisso tive a "brilhante" idéia de fazer um efeito ao contrário (tipo fazer luzes invertidas no cabelo), achei que se eu colocasse o laranja no marrom, ele apareceria. Doce ilusão...... De novo, o único lugar que eu via efeito mesmo era no meu chão.

Desisti, resolvi que faria efeito de qualquer jeito. Peguei as gutas dourada e marrom para circular os borrocados, imaginando que assim chamaria atenção para o "efeito". A lembrar: never again!

Nota mental: Só usar guta colorida (fora prata, ouro e branca) se for a que você fez com espessante. Se novas elas já ficavam com um efeito de plástico estra
nho, imagine velhas!

Aí foi que eu desisti mesmo. Deixei secar uma semana e cozinhei. Preciso arranjar um vaso com furo embaixo pra colocar na panela, senão faz bolhas enormes e molha tudo! Não sei nem como a tinta resistiu e ficou lá!

Lavei, sequei e vi a desgraça do resultado.

Desastre total! Além de muito escuro e transparente, com a guta horrorosa, a textura ficou parecendo uma palha.

Fora as horas de maria lavadeira debruçada sobre o chão com balde e esponja pra tirar todo aquele preto do chão. Tem tinta laranja na parede até agora! Bem feito!

Super lição número 1: a pressa é inimiga da perfeição.

Lição número 2: Não subestimar a seda gaze. Descobri estudando posteriormente na internet que gaze, principalmente por ser transparente é melhor com desenhos largos e cores claras, ainda que fortes.

Depois dessa, passei horas no YouTube (Silk Painting com Yang Hai Ying) que ainda vai me inspirar muito, tenho certeza. E também, fiz encomenda na Prince com tintas novas, lenços e otras cositas más...

O que me leva ao próximo post...

Um comentário:

  1. Ha ha ha ha ha ha ha ha
    Ha ha ha ha ha ha ha ha
    Ha ha ha ha ha ha ha ha
    Ha ha ha ha ha ha ha ha.....Adorei a sinceridade, pensei que eu era a maior do mundo, mestra, vc me ganhou na confusão, só não foi pior que minha tentativa de fazer velas.... ammmeiiiiiii.
    .
    Estou pesquisando para fazer toalhas de mesa, mas não dessas que se vê nos bazares algo com estampa mais cleam french style..... depois fotografo e mando p vc ver.... vai demoooooraar

    ResponderExcluir

Se você está fazendo uma ENCOMENDA, não se esqueça de deixar seu e-mail para que eu possa te achar.